Estivemos em Viena em Julho e fomos recebidos por uma valente chuva de granizo. Nos dias seguintes fomos presenteados com temperaturas de 30 graus, temperadas com doses esporádicas de chuva. Portanto quando fizerem a mala, contemplem a possibilidade de levarem umas t-shirts e um impermeável.


Leica M6 | Voigtlander Color Skopar 35mm f2.5 | Kodak Tri-x 400
35mm  | ISO 400
Pyrocat HD 1+1+100 | 2 inversões a cada 4 minutos | 14 minutos a 21ºC



Os transportes públicos em Viena são fantásticos. Estranhamente acessíveis, chegam a todo o lado e, ao contrário do que estamos habituados, cumprem horários. O metro (U-Bahn) em particular é facílimo de utilizar, está bem sinalizado e há mapas da rede por todo o lado.

Os eléctricos (Tram), embora carismáticos, já não são tão directos na sua utilização. É mais difícil compreender a rede e paragens, caso se tenha de fazer transbordo, mas também não é nada de outro mundo. No entanto a viagem de eléctrico é bastante satisfatória, pois acabamos por fazer uma volta cénica da cidade que mais nenhum transporte público oferece.

De forma a tornar a passagem por Viena mais económica podem adquirir um bilhete de vários dias para o metro e eléctrico. Podem adquiri-lo logo no aeroporto, ou nas bilheteiras do metro. Mas não se esqueçam de obliterar o bilhete na primeira utilização, pois os "picas" são implacáveis.


Leica M6 | Voigtlander Color Skopar 35mm f2.5 | Kodak Tri-x 400
35mm  | ISO 400
Pyrocat HD 1+1+100 | 2 inversões a cada 4 minutos | 14 minutos a 21ºC


Leica M6 | Voigtlander Color Skopar 35mm f2.5 | Ilford FP4 125
35mm  | ISO 100
Pyrocat HD 1+1+100 | 2 inversões a cada 4 minutos | 18 minutos a 21ºC


Sendo certo que o metro chega a quase todos os contornos da cidade, e onde este não chega, há eléctrico. No entanto à saída do aeroporto é necessário escolher a forma de chegar ao centro da cidade, para ter acesso a estes meios de transporte. A forma mais imediata e simples é apanhar o CAT.  Este é um comboio expresso que liga o aeroporto ao centro da cidade. 

Resistam à tentação de apanhar um comboio expresso e optem pelos comboios urbanos (S-Bahn). São mais baratos (menos de metade do valor) e demoram apenas mais 15 minutos. Também são mais frequentes, mas acima disso permitem ver a paisagem entre o aeroporto e Viena. Tendo viajado nos dois considero o CAT muito prático, mas a viagem pelos urbanos consideravelmente mais interessante, pelo menos na primeira visita ao pais.


Leica M6 | Voigtlander Color Skopar 35mm f2.5 | Ilford FP4 125
35mm  | ISO 100
Pyrocat HD 1+1+100 | 2 inversões a cada 4 minutos | 18 minutos a 21ºC


Leica M6 | Voigtlander Color Skopar 35mm f2.5 | Ilford FP4 125
35mm  | ISO 100
Pyrocat HD 1+1+100 | 2 inversões a cada 4 minutos | 18 minutos a 21ºC


Leica M6 | Voigtlander Color Skopar 35mm f2.5 | Ilford FP4 125
35mm  | ISO 100
Pyrocat HD 1+1+100 | 2 inversões a cada 4 minutos | 18 minutos a 21ºC


Independentemente da forma como optarem por se deslocarem, de tempos a tempos saiam das vias principais. Deambulem um pouco pela cidade. Viena é relativamente segura, o que nos permite explorar as vias secundárias sem preocupações. A cidade ganha outras dimensões quando abandonamos as avenidas principais. 

Não devem perder a oportunidade de experimentar algumas iguarias locais. O que não faltam são gelatarias artesanais e pastelarias de fabrico próprio. A pastelaria austríaca, sendo algo diferente da nossa, é bastante agradável, mas os gelados brilham mais alto. Faça chuva ou sol têm de experimentar um gelado artesanal em Viena. Alimentem a vossa gula com produtos locais. Não se arrependerão.


Leica M6 | Voigtlander Color Skopar 35mm f2.5 | Kodak Tri-x 400
35mm  | ISO 400
Pyrocat HD 1+1+100 | 2 inversões a cada 4 minutos | 14 minutos a 21ºC


Leica M6 | Voigtlander Color Skopar 35mm f2.5 | Ilford FP4 125
35mm  | ISO 100
Pyrocat HD 1+1+100 | 2 inversões a cada 4 minutos | 18 minutos a 21ºC


Leica M6 | Voigtlander Color Skopar 35mm f2.5 | Kodak Tri-x 400
35mm  | ISO 400
Pyrocat HD 1+1+100 | 2 inversões a cada 4 minutos | 14 minutos a 21ºC


Leica M6 | Voigtlander Color Skopar 35mm f2.5 | Ilford FP4 125
35mm  | ISO 100
Pyrocat HD 1+1+100 | 2 inversões a cada 4 minutos | 18 minutos a 21ºC


Copyright © Rui Pedro Esteves 2016 Direitos Reservados

0 Comentários: