No decorrer do curso de História da Fotografia a decorrer no MEF foi lançado lançado aos alunos para produzirem um pequeno conjunto de imagens baseadas ou inspiradas num estética, foto, fotógrafo ou influencia na fotografia.

Sendo eu um tipo com pouca imaginação toca de tentar fazer retratos. Não ficaram como gostaria, principalmente no que confere à utilização do reflector para dar algum detalhe ao lado esquerdo da face, mas confesso que para primeira experiência não desgostei. Infelizmente algo correu mal com a revelação, ou com os rolos em si, e as fotos ganharam um nevoeiro que não foi planeado. Mas o acidente faz parte do processo e, como acho que adiciona algum carácter, deixei ficar.

Como o que me falta em imaginação tenho em excesso de preguiça, já há algum tempo que procurava uma desculpa para experimentar com o Flash e retratar a família, duas coisas não necessariamente ligadas.

Tenho que admitir que foi bastante divertido, em particular porque as minhas meninas aderiram à brincadeira como umas campeãs. A elas o meu obrigado por terem tanta paciência. Salvo erro este foi a minha primeira tentativa a um projecto. Pequeno claro, mas foi fotografar com um objectivo, uma estética em mente, um assunto. Mesmo que tenha sido bastante pequeno, tanto em duração como em fotografias, foi uma experiência interessante.

Quanto à inspiração, optei por adoptar um estilo semelhante (pelo menos tentei) ao auto-retrato do Rembrandt. Sendo que as principais características que tentei atingir eram a iluminação da cara destacar a cara em relação ao corpo, o retrato de meio corpo e fundos neutros.

Voigtlander Bessa R3a | Voigtlander Nokton 50mm f1.5 | Kodak T-Max 400
50mm | ISO 400 | f11 | 1/125




Voigtlander Bessa R3a | Voigtlander Nokton 50mm f1.5 | Kodak T-Max 400
50mm | ISO 400 | f11 | 1/125


Voigtlander Bessa R3a | Voigtlander Nokton 50mm f1.5 | Kodak T-Max 400
50mm | ISO 400 | f16 | 1/125


Voigtlander Bessa R3a | Voigtlander Nokton 50mm f1.5 | Kodak T-Max 400
50mm | ISO 400 | f16 | 1/125


Voigtlander Bessa R3a | Voigtlander Nokton 50mm f1.5 | Kodak T-Max 400
50mm | ISO 400 | f16 | 1/125


Auto-retrato do Rembrandt


Copyright © Rui Pedro Esteves 2015 Direitos Reservados

0 Comentários: