A Sigma tem muito má fama. Mas recentemente com a sua linha de arte eles têm tentado mudar de imagem. Confesso que sempre evitei as lentes Sigma, mas recentemente fiquei com curiosidade sobre esta nova linha e até considerei comprar a 30mm f2.8 para o sistema Micro 4/3.

Sigma 30mm f2.8 DN para Micro 4/3 (imagem da Sigma)


Esta 30mm é relativamente pequena, tem excelentes críticas no que concerne à qualidade de imagem, esteticamente é bastante apelativa e tem um preço fantástico (abaixo dos 200€).

Visto isto, não resisti à tentação e encomendei um exemplar à conceituada loja Niobo. Lamentavelmente foi aqui que tudo deu para o torto. Visto que o item estava marcado como "Por Encomenda" tive o cuidado de contactar a Niobo acerca da disponibilidade da lente e rapidamente recebi a resposta:
Bom dia, Sr. Rui

Agradecemos desde já a sua preferência pela Niobo.pt.
Relativamente ao seu contacto informamos que a objectiva encontra-se disponível no fornecedor, tendo um prazo previsto de 2/3 dias após validação da encomenda
Caso esteja interessado poderá efectuar a encomenda tal como o pagamento da mesma para podermos validar a sua encomenda.
Gratos pela sua compreensão.
Atentamente,
XXXXXX.
Niobo Lda

Já fiz várias compras na Niobo e até à data nunca desiludiram, e por isto confiei na resposta que me foi apresentada. Quase de imediato encomendei, paguei e fiquei a contar os dias até receber a lente.

Qual não é o meu espanto que passados quatro dias úteis recebo um telefonema a dizer que o fornecedor se recusa a vender a versão da lente que encomendei! E recusa-se porque ainda tem em stock a versão anterior (não é da série arte e esteticamente é radicalmente diferente). Ainda tive que pedir que me repetissem a mensagem porque foi difícil de encaixar. 

Foi-me dada a possibilidade de encomendar em prateado, mas para além de não gostar, não consegui ultrapassar a atitude e pedi o meu dinheiro de volta. Estranhamente a Niobo só faz devoluções à sexta-feira, o que significa que vou ficar sem lente e sem dinheiro durante muito mais tempo do que deveria (a meu entender). Não me parece correcto da parte deles.

Curiosamente ou não, hoje, dias depois do que aconteceu, a Niobo mantêm esta lente disponível no seu site, por isso tenham cuidado se a pretendem encomendar.

Evidentemente que já comuniquei ao representante nacional da Sigma o meu desagrado com essa atitude, mas os senhores da comercialfoto não se dignificaram a me responder.

No fim do dia o resultado foi que emprestei dinheiro à Niobo e não me pagaram juros, a Sigma perdeu uma venda, a comercialfoto continua com o stock de lentes velhas, e eu continuo sem uma lente com foco automático para a minha Olympus E-P1.

Mais um exemplo de lojas que afinal não estão muito interessadas em vender.

Actualização a 02/06/2014:
Aparentemente a recusa da comercialfoto.pt a disponibilizar a lente não se aplica a todas as lojas. Hoje visitei a Colorfoto em Lisboa e sai de lá com um exemplar de uma Sigma 19mm f2.8 DN art para Micro 4/3.

Embora a 30mm estivesse disponível, optei pela 19mm ao invés da 30mm.

0 Comentários: